domingo, 14 de março de 2010

A relação teologia e missões

Embora o termo teologia (do grego θεóς + λóγος, logos) não apareça na Bíblia , temos uma palavra no Novo Testamento que lhe é equivalente, “doutrina” que significa “ensinar”(Rm 6:17;1Tm 6:3-4; Tito 1:2,9, etc.). Muitas são as definições do que se pode entender por teologia. Charles Hodge a denominou de “a ciência dos fatos da divina revelação”, enquanto E.H. Bancroft a chamou de “a ciência de Deus e da relação entre Deus e o universo”.

Podemos dizer que teologia é o conjunto de verdades extraídas dos ensinos bíblicos a respeito de Deus e de Sua obra, e que são apresentadas de modo sistemático, na forma de um corpo de doutrinas.

Hermisten Maia nos oferece a seguinte definição:

 A teologia pode ser definida operacionalmente como o estudo sistemático da revelação especial de Deus registrada nas Escrituras, tendo por finalidade glorificar a Deus por meio do conhecimento da sua Palavra e da obediência à ela.

Se “teologia” é “o estudo sistemático da revelação especial de Deus registrada nas Escrituras”, podemos inferir daí que, teologia de missões é uma reflexão da prática da pregação evangelística (missiologia) à luz da teologia. Sendo assim, o curso “teologia de missões”, deve procurar manter uma aproximação consistente do estudo da missiologia com a Escritura. Por isso ela é chamada de Teologia de Missões.

A missiologia é uma ciência prática. Como tal ela deve estar subordinada à teoria, ou seja, à verdade. “A boa teologia desloca-se da cabeça até o coração e, finalmente, até a mão”. A ação prática da Igreja deve estar subordinada à teoria – à verdade da Palavra. Essa é exatamente a posição que podemos observar no pensamento do teólogo equatoriano René Padilla.

Uma razão é que sem iluminação da Palavra, a ação se transforma em ativismo sem sentido de direção. À teologia compete a importante tarefa de avaliar o que se está fazendo, e de avaliá-lo a luz da Palavra para ver se em efeito está contribuindo aos objetivos do Reino de Deus e sua justiça

Sobre esta relação e dependência da teologia e prática na vida da igreja, Hermisten é da seguinte opinião:

A teologia não termina em conhecimento teórico e abstrato, antes se plenifica no conhecimento prático e existencial de Deus através das Escrituras e da iluminação do Espírito. Conhecer a Deus é obedecer a seus mandamentos. Fazer teologia é tarefa da Igreja; não é um estudo descompromissado feito por transeuntes acadêmicos.

Rev. Gildásio Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário