segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Você faz exercício físico o suficiente?

 “Não há, nem haverá, nenhum remédio que garanta boa saúde tanto quanto um programa vitalício de exercícios físicos.” Dr. Walter Bortz 
Rev. Gildásio Reis

Nos últimos domingos, alguns puderam assistir no programa Fantástico a busca dos apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli para chegar ao seu peso ideal. O quadro acompanhou os apresentadores por 3 meses. Foi malhação pesada em busca dos resultados. O programa Medida Certa virou uma “febre” no Brasil. Muitas pessoas começaram a fazer exercícios físicos. Mesmo tendo uma vida bastante corrida, os apresentadores puderam mostrar que é possível ter uma vida mais saudável, manter o peso em dia e ter uma melhor qualidade de vida apenas mudando pequenos hábitos diários.

Escrevendo a Timóteo (I Timóteo 4.8) o apóstolo Paulo diz algo sobre a prática do exercício físico. Diz ele: "o exercício físico é pouco proveitoso". A  ênfase principal de Paulo é no cuidado com a vida espiritual. Em comparação ao exercício espiritual, o exercício físico é  de fato "pouco" proveitoso.  E a razão segundo Paulo é que o exercício da piedade tem a promessa da vida presente e da vida eterna. Já o exercício físico é proveitoso apenas enquanto estamos nesta vida. Não obstante esta ênfase na piedade, não devemos presumir que Paulo fosse contrário às atividades físicas. Aliás, no texto, ele diz que o exercício físico tem algum proveito. Sem contar que ele usa outros exemplos do atletismo como analogia da vida cristã (cf. I Co 9.16-27; Fl 3.1-16; 2 Tm 4.6-8).

É fato. Enquanto estamos vivendo em nosso corpo, precisamos nos exercitar. Não se trata apenas de uma questão de estética, mas sim de saúde e qualidade de vida. Estudos mostram que a atividade física pode reduzir a ansiedade, estresse mental e emocional. Auxilia no metabolismo, tem um efeito regulador sobre o sono e no combate à osteoporose. Ausência de atividade física aumenta o risco de hipertensão em 30% e também dobra o risco de mortes por doenças cardiovasculares, diabetes, derrames e outras enfermidades.
Em geral, as pessoas não se exercitam porque esta não é uma atividade urgente e os efeitos da falta do exercício não se fazem sentir de imediato. Contudo, mais cedo ou mais tarde, os problemas de saúde cobram o preço da negligência.

E no seu caso. Você se exercita o suficiente? Se não, é bom começar ainda nesta semana a tomar providências para isso. Ninguém precisa gastar dinheiro ou entrar em uma academia. Existem algumas atividades que podem ser feitas sem a ajuda de equipamentos. Talvez queira tentar algumas das seguintes sugestões.

1.      Suba as escadas em vez de usar o elevador, ou suba de elevador até um andar pouco abaixo de seu destino e use as escadas para chegar até lá.
2.      Se você usa transporte público, desça um pouco antes do seu destino e caminhe o resto do percurso.
3.      Quando usar seu próprio carro, crie o hábito de estacionar a certa distância de seu destino. Num estacionamento com vários pavimentos, estacione em um que lhe permita subir escadas.
4.      Caminhe enquanto conversa. Você não precisa ficar sempre sentado ao ter conversas informais com amigos ou familiares.
5.      Caminhada: Essa é uma das formas mais fáceis de se exercitar. Tudo o que você precisa é de um confortável par de tênis e de um lugar para caminhar. Comece devagar e depois caminhe a passos largos e num ritmo consideravelmente mais rápido do que o de um simples passeio.

É preciso vencer a lei da inércia, que diz que um corpo em repouso tende a ficar em repouso. Não existe programa de exercícios sem esforço. No entanto, as inconveniências e os sacrifícios envolvidos em manter um estilo de vida ativo são insignificantes quando comparados com os perigos do sedentarismo, que pode causar a morte. Permaneça ativo, sue de vez em quando, trabalhe os músculos — você poderá ter uma vida mais longa e mais saudável! Fuja do sedentarismo. Cuide bem de seu corpo. Ele é um presente de Deus

“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (3 Jo 2)

Rev. Gildásio Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário